Machado de Assis

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu a mãe na infância e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor. Morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.

Na infância, estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público.

Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente.

Pode-se dividir suas obras: na primeira, os personagens possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. E na segunda, abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário, fazendo uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.

Machado de Assis também escreveu contos, diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças de teatro, críticas literárias e teatrais.

Obras desse autor:

Casa Velha

Dom Casmurro

Esaú e Jacó

A mão e a luva

Deixe um comentário